PT | EN

Quem Somos

A Cgest, S.A. é um Fornecedor de Serviços Internet (Internet Service Provider), em particular de HousingColocationServidores Dedicados, Servidores Privados e Acesso à Internet, desde 1997.

A Cgest gere uma rede IP a nível nacional de alto débito e resiliente, que interliga os seus datacenters de Lisboa e Porto, sendo um dos principais fornecedores de serviços de alojamento de conteúdos em Portugal.

A Cgest nasceu em 1997. Era então uma empresa dedicada ao alojamento de sites e de servidores dedicados, uma das primeiras em Portugal. Hoje integra o grupo Claranet e é um dos principais ISP nacionais nas áreas do alojamento de conteúdos, gerindo dois datacenters localizados em Lisboa e Porto, de nível Tier-3, assegurando por isso elevadas condições de segurança, redundância e performance. A Cgest gere também um grande parque de servidores, próprios e de clientes.

A rede da Cgest tem múltiplas interligações, nacionais e internacionais, de peering e upstream com outros fornecedores, estando presente no GigaPIX, o ponto de troca de tráfego a nível nacional (Peering Point), com capacidade de 10 Gbps. Desta forma, a Cgest assegura não só um elevado nível de qualidade no alojamento nos seus datacenters, mas também no acesso à Internet.

Com uma equipa técnica altamente especializada, a Cgest tem experiência nas áreas de Hosting, Networks e Datacenters, e foca-se em prestar um serviço de excelência aos seus clientes.

História

Em 1997, foi criado em Newark, estado de New Jersey, nos Estados Unidos, o projecto nova-atlantida.com. Nesse mesmo ano, a empresa muda-se para o Porto, em Portugal, onde passa a ser um dos primeiros fornecedores dedicados exclusivamente ao alojamento de sites. Com o objectivo de optimizar recursos, em 1999, muda-se para Braga e são adquiridos mais servidores nos Estados Unidos. Com o enorme crescimento, em 2001 o projecto passa a chamar-se Ciberatlântida. Criada formalmente em 2005, a Cgest assumiu integralmente a área do alojamento de sites e hosting dedicado da Ciberatlântida. Para fazer face ao crescimento da empresa, são criadas infraestruturas técnicas em Braga e os milhares de sites que estavam então alojados em dois datacenters nos Estados Unidos são transferidos para Portugal.

Nesse ano é formalmente criada a APREGI – Associação de Prestadores de Registos de Domínios e Alojamento, com o propósito de dinamizar a profissionalização deste sector. A Cgest é um dos seus membros fundadores.

Em 2007 a Cgest torna-se membro da RIPE NCC, passando a fazer parte de um número restrito de empresas portuguesas com recursos IP próprios e um AS (Autonomous System). Em meados de 2007 abre o seu Datacenter em Lisboa, no edifício Telvent, no Prior Velho, Lisboa, aumentando a sua oferta de qualidade no sector da conectividade e serviços de datacenter. Ainda nesse ano, em Novembro, a Cgest estabelece um acordo de interligação (peering) direta com a Portugal Telecom e, em 27 de Dezembro de 2007, tornou-se na vigésima empresa a interligar-se no ponto neutro de troca de tráfego em Portugal, o GigaPix, gerido pela FCCN.

Em 2008, a Cgest abre o seu Datacenter no Porto, passando a servir inúmeros clientes da zona Norte do país e oferecendo serviços redundantes e de continuidade de negócios. Em 2011, a Cgest é um dos primeiros ISP portugueses a oferecer IPv6 aos seus clientes.

Em 2012 a Cgest é adquirida pela Claranet, grupo europeu presente em 6 países, que se dedica ao fornecimento de serviços de Hosting, Networks e Aplicações, às empresas, passando a beneficiar de uma maior rede e maiores datacenters, para server os seus clientes.